Tudo que é solido pode derreter

Muita gente já deve ter ouvido falar “Tudo o Que é Sólido Pode Derreter”, uma série televisiva exibida pela TV Cultura que falava sobre literatura para público jovem. Pois “Tudo o Que é Sólido Pode Derreter”, o livro, é a adaptação do seriado para o papel e foi escrito justamente por um dos criadores do programa, o cineasta Rafael Gomes.

DSC05302

O livro narra as aventuras e desventuras de Thereza, uma adolescente de 15 anos que está iniciando o 1º ano do ensino médio. E é através das leituras solicitadas pelo professor de literatura que ela começa a se envolver com o fascinante mundo dos livros. Filha única, ela está longe de ser uma garota-problema, mas sofre imensamente com a recente morte de seu tio, Augusto, um ator de teatro que sempre tinha grandes conversas com ela sobre a vida, nossos medos e nossos anseios.

DSC05307

Thereza tem uma imaginação imensa e é isso que te prende no livro cada história que ela lê e um novo pensamento.Cada capítulo é baseado em uma obra literária, que pode ser um romance, uma peça de teatro ou até mesmo um poema de importantes escritores da Língua Portuguesa como: Gil Vicente, Machado de Assis, José de Alencar, Fernando Pessoa, Clarice Lispector e etc.

DSC05314

Entre experiências divertidas, dramáticas, Thereza cria pontes entre as histórias dos livros e as histórias que se desenrolam diante de si todo dia. Aliado ao amadurecimento que a personagem sofre, o livro se torna leitura obrigatória para adolescentes apaixonados por literatura,tendo também muitos conflitos adolescentes, como inimizades, amores, conflitos familiares  e notas escolares .

DSC05335

Em meio aos devaneios literários da protagonista, chegamos a ter muitas vezes uma aula de literatura. Isso porque alguns conceitos importantes pertencentes às escolas literárias de cada obra citada no livro são destrinchados pela Thereza de forma simples e objetiva.

DSC05323

O livro é da minha prima Brunna Anselmo que mi recomendou e emprestou o livro ! eu adorei o livro a linguagem e fácil. Quando eu li esse livro meus pensamentos desde de então são vistos de dois lados e meu lado e do lado de Thereza Lispector. Lendo o livro mim apaixonei ainda mais pela literatura brasileira.

DSC05333

a parte que mais ficou na minha cabeça foi a poesia  que tinha de Fernando  Pessoa:

“QUADRILHA

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.”

Não vou contar o motivo da parte em negrito, mas garanto que quando você descobrir vai achar muito lindo *-* apesar desta ser minha parte favorita meu capítulo favorito é o 10 “uma aprendizagem ou livro dos desprazeres” que e da Clarice Lispector e é muito magico.

DSC05341

A serie e muito boa e esta disponvel para se ver on-line no site tv cultura, além de ter uma linda trilha sonora que também esta disponivel no site. Não tenho nada a reclamar do livro só agradecer mesmo por tudo que ele mim ensinou (que não foi pouca coisa viu!), por isso minha nota é (5/5)

bjs,

vivs

Anúncios

6 comentários sobre “Tudo que é solido pode derreter

  1. AH! Esse livro e muito legal! A Tereza é uma meiga-perturbadinha-da-cabeça, mas também com a perda do tio e o amor “não correspondido”, até eu seria como ela U_U. Parabéns vivs pelo blog sempre q posso venho ver suas resenhas e poemas surrealistas XD
    Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s